top of page

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde significa o bem estar físico, mental e social dos indivíduos, e não apenas a ausência de doenças. Saúde emocional diz respeito ao equilíbrio das emoções e sentimentos, o que traduz a maneira como lidamos com eles. Corpo e mente estão sempre ligadas, um depende do outro.

Se o estado emocional de um indivíduo está fragilizado, a mente começa a sinalizar que algo está errado. Um dos principais fatores de alerta são: ansiedade elevada, irritabilidade diante de situações rotineiras, e, em último nível, o stress. Esses sinais são identificados principalmente quando chegam ao organismo, através de cansaço constante, insônia, doenças, dores sem causa específica.

Assim como devemos cuidar da saúde física, precisamos também preservar a nossa saúde emocional, aprendendo a lidar com as emoções negativas e a enfrentá-las para que se possa desfrutar integralmente do bem-estar e ter mais entusiasmo em viver.

Bem-estar / Saúde Emocional

A importância da água

Todos sabem que água tem função indispensável no corpo humano, principalmente durante realização de exercícios físicos. Nosso organismo esta em constante controle para manter a temperatura ideal ao nosso corpo e quando ela acaba subindo durante os exercícios o organismo irá compensar produzindo suor, buscando regular assim a temperatura, porém eliminando a água. Por isso nessas situações devemos aumentar o consumo de água em ate 6 litros no dia.

O Exercício e seus benefícios

Nos dias de hoje com toda tecnologia que não para de evoluir as pessoas estão se tornando sedentárias e obesas, esquecendo que a obesidade é fator agravante para diversas doenças. Não é novidade nenhuma que o exercício físico não é apenas para emagrecer e ter aquele corpinho sarado, ele vai muito além disso trazendo benefícios à saúde como ao Sistema Respiratório, Sistema Cardiovascular, fortalece os músculos, abaixa o colesterol, regula o intestino, entre outros. Portanto chega de sedentarismo, vamos cuidar da nossa Saúde.

Exercicios

Um dos vegetais que se destacam no inverno é o brócolis, que apresenta considerável quantidade de cálcio e ferro, minerais importantes para a formação e manutenção de ossos e dentes e para a integridade do sangue. O alimento é, ainda, muito rico em vitamina C e A, indispensável à boa visão. O brócolis possui, também, proteínas e fibras, sendo recomendado para prevenir prisão de ventre.

 

Outros exemplos de legumes e verduras da estação são a couve flor, escarola e o pimentão, que podem ser conciliados aos pratos quentes, como sopas e refogados, por exemplo. Para quem mantém dieta de emagrecimento, vegetais como a batata, o inhame e a mandioca devem ser consumidos em quantidades menores, pois são bastante calóricos.

 

A nutricionista Débora Belo Alves lembra que mesmo nos dias mais frios, frutas e verduras não devem ser deixadas de lado. “As porções diárias recomendadas continuam as mesmas nessa época do ano: três porções ou mais de frutas e, no mínimo, três porções de verduras e/ou legumes”, ressalta. Para orientar uma alimentação saudável no inverno, Débora preparou uma tabela com frutas, verduras e legumes e as quantidades recomendadas para cada alimento.

Legumes ajudam a manter alimentação saudável no inverno

Porque contratar um Personal Trainer??

“Sinto uma mistura de vergonha e medo de enfrentar toda aquela gente olhando para mim”. “Já tentei várias academias, mas não consegui resultado. “Não gosto de ficar esperando a vez de fazer exercício naqueles aparelhos”. É fila pra tudo. Até para tomar banho”.

 

Por diversos motivos algumas pessoas não gostam de “malhar” em academia daí a opção pelos serviços de um personal trainer.



 

Resultado                 Situação

Abaixo de 17              Muito abaixo do peso

Entre 17 e 18,49        Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,99     Peso normal

Entre 25 e 29,99        Acima do peso

Entre 30 e 34,99        Obesidade I

Entre 35 e 39,99        Obesidade II (severa)

Acima de 40               Obesidade III (mórbida) 

Devido ao tempo frio, alguns hábitos alimentares se modificam, contribuindo com o ganho de peso. Durante o inverno, gasta-se mais energia para manter a temperatura do corpo e, de modo geral, é comum a opção por pratos mais quentes, como pães e massas, e, consequentemente, mais calóricos.

 

Para suprir a necessidade destes pratos e, ao mesmo tempo, manter uma alimentação saudável o ideal é enriquecê-los com legumes, que fornecem nutrientes essenciais para o organismo.

Seus exercícios físicos podem estar prejudicando seus joelhos

Agachamentos e flexões de perna são movimentos clássicos para os amantes do fitness. Eles são perfeitos para fortalecer e tonificar o corpo inteiro, especialmente quando combinados com pesos. Mas realizá-los de forma incorreta é pedir para ter dor no joelho.

 

Apesar de serem exercícios de baixo impacto, estes movimentos colocam uma quantidade substancial de pressão sobre o joelho. Se você não está carregando o seu peso corretamente durante o agachamento/flexão e os joelhos não estão alinhados como deveriam, você não está só está correndo risco de sofrer uma lesão como também o próprio exercício será menos eficaz.

 

Domine o agachamento mantendo a largura do quadril, os pés afastados, as costas retas, empurrando lentamente os quadris e dobrando os joelhos; mantenha os joelhos alinhados e fique atenta para que, em sua visão, eles nunca ultrapassem a linha dos dedos dos pés. Imagine que você está prestes a se sentar em uma cadeira - endureça o tronco e os glúteos.

 

Agachamentos e Flexões de Perna

Corrida

Se você está propensa a ter lesões no joelho, correr está proibido; pelo menos no início. De acordo com o autor de “O Corpo do Corredor”, Ross Tucker, “Cada vez que seu pé faz contato com o solo, as forças de duas a quatro vezes o peso de seu corpo viajam para cima através de sua perna, joelho, coxa, quadril, pélvis e coluna”.Correr é um esporte de alto impacto que atinge bastante os joelhos. Sua natureza repetitiva pode causar grande tensão nas articulações, especialmente se você estiver correndo em terreno montanhoso.

 

Se você gosta de correr, é aconselhável tomar medidas preventivas para evitar lesões, por meio de aquecimentos eficazes e bons tênis de corrida. Trabalhe também no reforço dos joelhos por meio de exercícios localizados.

Nos dias de hoje, em que as pessoas passam grande parte do tempo em frente ao computador ou manuseando aparelhos como tablets e smartphones, uma dúvida fica no ar: a luz emitida por essas máquinas, por um período prolongado, representa algum risco para a pele?

 

 

A resposta é não. Mas essa incerteza, que já se tornou uma crença para muita gente, tem fundamento."Esses aparelhos irradiam infravermelho --faixa de radiação do espectro eletromagnético que tem uma penetração maior na pele, isto é, até a hipoderme, camada mais profunda", explica a dermatologista Márcia Purceli, da equipe clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 

"Mas as pesquisas mostram que a quantidade de radiação desses aparelhos é pequena, portanto insuficiente para causar danos à cútis. Ainda não há comprovação científica que defina qual o nível do dano celular que esses eletrônicos efetivamente podem provocar", resume a médica.

 

O físico Carlos Lenz Cesar, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica por quê: "Nos monitores de computador, tablets, smartphones, iluminados com LEDs e OLEDs, não há infravermelho, logo não podem causar problemas cutâneos por causa dessa radiação", esclarece.

 

Que a luz tem efeito sobre a pele é indiscutível, mas segundo Lenz, o importante é saber quanto. "Só os valores numéricos podem apontar se é algo preocupante ou não. Para se ter uma ideia, os eletrônicos são carregados com bateria e, por isso, só usam iluminação de potência bem baixa --caso contrário, descarregariam a bateria muito rápido. Potência baixa significa quase nenhum efeito danoso na pele", explica o professor.

 

E a flexão de pernas? Mais uma vez a chave é manter os joelhos alinhados e a parte superior do corpo em linha reta, com o joelho da frente sobre o pé, e o joelho para trás apontando para baixo. Certifique-se de que os ombros, quadris e joelhos não se torçam ou girem quando você executa este movimento.Leve o tempo que você precisa para dominar esses exercícios de peso corporal; a postura adequada é muito mais importante que a repetição.

Entenda como a luz de smartphones, tablets afeta a sua pele

A Tattoo feita pelo sol é a nova polêmica de beleza

Com o verão bombando no hemisfério norte, chegou a hora das pessoas renovarem o bronzeado por lá. Porém, uma moda ~diferente~ está surgindo nas praias e piscinas e vem causando um alerta entre os dermatologistas. A tendência é a tatuagem feita pelo sol. Estranho? Sim, mas é isso! A galera está usando fita, protetor solar, tatuagem falsa e até objetos para marcar a pele sob a luz do sol e criar os mais variados tipos de desenho

Tudo pode até parecer uma grande brincadeira, mas as tais sun tattoos são bastante prejudiciais à saúde. Afinal, trata-se de uma queimadura solar na pele, né? Num curto espaço de tempo, isso pode causar ressecamento e uma dor absurda (oi, insolação!). Quem já exagerou na dose de sol alguma vez na vida sabe do que a gente está falando. A longo prazo, doenças sérias podem surgir, como o câncer de pele. 

Os adeptos das tatuagens feitas pelo sol criaram a hashtag #sunburnart e estão compartilhando as fotos dos desenhos nas redes sociais. Algumas são realmente bizarras. O que você achou da polêmica?

2 minutos de exercícios podem ajudar nas dores no pescoço

Se você lê agora essa NotaCorrida no escritório, em sua mesa de trabalho, pode ser que esteja longe da postura ideal e assim fazer parte dos trabalhadores com dor crônica no pescoço e no ombro. Porém, um programa deexercício curto e simples pode diminuir significativamente a dor e até melhorar a corrida, de acordo com um novo estudo.

A pesquisa analisou 30 trabalhadores de escritório dinamarqueses com dor crônica no pescoço e ombro e os dividiu em dois grupos: a metade recebeu informações sobre saúde em geral e os outros 15 fizeram um programa de exercício de dois minutos por dia de trabalho por 10 semanas. O "programa" foi de apenas um exercício - elevação lateral de ombro com uma banda elástica de resistência - realizado tantas vezes quanto possível dentro de dois minutos. O exercício, também conhecido como abdução, consiste em fixar o 'elástico' de resistência no chão, segurá-lo com a mão e elevar os braços lateralmente para longe do corpo até formar um ângulo de 90 graus.

 

Depois dessa série de dois minutos de exercícios por dia durante dez semanas, os trabalhadores de escritório estavam com os músculos dos ombros 6 % mais forte, mas relataram 40% menos dor no pescoço e ombro. Por outro lado, os sintomas não melhoraram no grupo que não fez o exercício. O grupo de exercício também teve uma significativa diminuição na tensão muscular - medida pela eletromiografia- durante os dias normais de trabalho.

 

Estes resultados são fortes indícios para justificar que você invista dois minutos por dia de seu tempo caso tenha dores crônicas no pescoço crônica e no ombro. Em cima disso, é razoável pensar que reduzir a tensão muscular na região poderia ajudar na corrida. Muitas pessoas correm com os ombros curvados e a cabeça "forçada" para frente por causa da tensão crônica de baixo grau no pescoço e ombros. Trazer alívio para essas áreas deve permitir que a postura da cabeça, ombros, quadris, joelhos e pés fiquem perto do ideal, alinhando o corpo inteiro para correr.

Unhas Encravadas? Como Corta-las?

As unhas encravadas causam dores e um grande desconforto que dependendo do calçado, pode ser difícil calçá-lo e até mesmo andar. Sem contar o aspecto nada agradável. Elas são resultado de infecções, que surgem se as unhas são cortadas de forma errada, pela má formação dos pés, pelo uso de sapatos apertados ou quando as unhas nascem com uma espessura muito grossa.

As infecções nas unhas podem ser graves, prejudicando a saúde. Por isso, as unhas encravadas devem receber o tratamento devido. Aprenda como evitar e tratar unhas encravadas.

Para evitar as unhas encravadas

Para evitar unhas encravadas corte-as em formato quadrado e em seguida acerte usando uma lixa. Não corte os cantinhos das unhas e nem deixe com formato arredondado. Não é aconselhável tirar as cutículas sempre, pois elas protegem as unhas da ação de substâncias químicas e microorganismos.

Procure usar sapatos confortáveis que não apertem os dedos. Ao notar que sua unha encravou, é aconselhável procurar um especialista para tratar imediatamente e nada de ficar cutucando, você pode machucar ainda mais a região ou até mesmo piorar a infecção.

 

Tratamento para as unhas encravadas

Após cuidar da unha encravada, é preciso tomar alguns cuidados para que ela não infeccione durante a cicatrização. Evite molhar o curativo e sempre limpar os pés com algodão embebido de álcool. Se não tiver curativo, limpe a unha com água oxigenada e em seguida use uma pomada cicatrizante.

Evite abafar a unha e usar sapatos fechados enquanto não está totalmente cicatrizada. Para que a unha não volte a encravar, lixe sua superfície com o lado fino da lixa. Se observar qualquer alteração na cor ou na textura da unha, é aconselhável procurar um especialista.

 

 

A atividade física tem efeitos benéficos para a sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando sua qualidade de vida.

Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana para sentir os efeitos não só no corpo mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.

Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua auto-estima. Não importa o tipo de exercício que você escolhe fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado.

Qualidade de vida

© 2014 todos os direitos reservados InformeLins.

PATROCINADORES:

bottom of page